Dia Internacional da Igualdade Feminina
A busca das mulheres pelo acesso a direitos civis, condições igualitárias de trabalho e representatividade é uma luta histórica e, ao mesmo tempo, um assunto cada vez mais atual e relevante.
Definido como Dia Internacional da Igualdade Feminina, 26 de agosto é uma data que reforça a necessidade de debate e de ações efetivas alcançar equidade de gênero em todas as esferas da sociedade.
E os dados reforçam a importância dessas iniciativas. De acordo com pesquisa realizada pelo InfoJobs, 51,1% das mulheres já enfrentaram preconceito de gênero no mercado de trabalho, um número alarmante.
No Brasil, as mulheres conquistaram o pleno direito perante as leis de exercer uma profissão há apenas 59 anos. Até 1962, o inciso VII do Artigo 242 do Código Civil brasileiro de 1916 determinava que o trabalho feminino estava sujeito a autorização do marido.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) do primeiro trimestre de 2020, as mulheres correspondem a maior parte da população fora da força de trabalho (formal ou informal), sendo 64,5% das pessoas.
Por outro lado, 92% das mulheres realizam os afazeres domésticos do domicílio – a taxa masculina é de 78,5%.
Ações para um cenário mais igualitário
O Grupo Prever, em seus 50 anos de existência, vem trabalhando sempre em evoluir e aplicar conceitos como igualdade, respeito e acolhimento a todos os colaboradores. Em toda empresa, hoje, temos 61% de mulheres em nosso quadro de colaboradores, sendo 64% gestoras de equipes e 85% em cargos de liderança.
O Prever está sempre observando a perspectiva feminina diante do mercado de trabalho, pois acredita que essa é a principal forma de fomentar ambientes mais inclusivos. E é dessa forma que valorizamos a jornada feminina: com protagonismo a essas profissionais.
Parabéns, mulheres! A sua luta por mais espaço e equidade também é nossa!
26 de agosto – Dia Internacional da Igualdade Feminina